O presidente dos EUA, Donald Trump, disse há pouco que vai taxar a China em mais 50% caso o país não volte atrás na imposição de tarifas de 34%, anunciadas na semana passada em retaliação às “tarifas recíprocas” do republicano.
“Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais à China de 50%, com efeito em 9 de abril”, escreveu Trump na Truth Social, sua própria rede social.
“Além disso, todas as negociações com a China sobre suas reuniões solicitadas conosco serão encerradas”, continuou o americano.
Trump acrescentou que as negociações com outros países, que solicitaram reuniões para tratar das tarifas, terão início imediato.
Ao todo, as “tarifas recíprocas” de Trump, anunciadas na semana passada, atingem mais de 180 países e regiões.
Confira a íntegra do post de Trump:
“Ontem, a China emitiu Tarifas Retaliatórias de 34%, além de suas Tarifas já recordes, Tarifas Não Monetárias, Subsídios Ilegais de empresas e Manipulação Cambial massiva de longo prazo, apesar do meu aviso de que qualquer país que retalie os EUA emitindo Tarifas adicionais, acima e além do abuso Tarifário de longo prazo já existente de nossa Nação, será imediatamente confrontado com Tarifas novas e substancialmente mais altas, acima daquelas inicialmente definidas. Portanto, se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, com efeito em 9 de abril. Além disso, todas as negociações com a China sobre suas reuniões solicitadas conosco serão encerradas! As negociações com outros países, que também solicitaram reuniões, começarão a ocorrer imediatamente. Obrigado por sua atenção a este assunto!”