A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, chegou a São Paulo (SP) para dar início a uma série de celebrações religiosas da Semana Santa em diferentes regiões do país.
Preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, a cruz iniciou sua peregrinação no último sábado (12), passando por cidades portuguesas como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa. No Brasil, permanecerá até o dia 27 de abril, com programação prevista em municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará, além do DF.
O trajeto faz parte da Peregrinação da Santa Cruz da Primeira Missa, organizada pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. A iniciativa comemora os 525 anos da celebração religiosa que marcou o encontro entre portugueses e indígenas na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), conduzida pelo Frei Henrique de Coimbra.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara, Luiz Gastão (PSD-CE), integrou a comitiva que acompanhou o início da peregrinação em Portugal. Ao lado da esposa, Eliana Bittencourt, ele participou da programação nas cidades por onde a cruz passou.
“Este evento não é apenas uma celebração de um marco histórico, mas também uma oportunidade de renovação espiritual. Uma honra participar desse momento que nos conecta profundamente com nossa fé e com o reconhecimento da nossa história”, afirmou o parlamentar.
Confira a programação completa da peregrinação:
- 12 de abril: Saída de Braga e Fátima, Portugal
- 13 de abril: Cascais, Portugal
- 14 de abril: Lisboa, Portugal
- 15 de abril: Chegada ao Brasil – São Paulo
- 16 de abril: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá – SP
- 17 de abril: Rio de Janeiro e Petrópolis – RJ
- 18 de abril: Porto Alegre – RS
- 19 de abril: Maricá e Rio de Janeiro – RJ
- 20 de abril: Rio de Janeiro – RJ
- 21 de abril: Brasília – DF,
- 22 de abril: Brasília – DF
- 23 de abril: Brasília e Belém – DF e PA
- 24 de abril: Belém – PA
- 25 de abril: Salvador – BA
- 26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA (Culminando com a celebração dos 525 anos da 1ª missa no país)
- 27 de abril: Porto Seguro – BA, Brasil, e Retorno a Braga, Portugal