Artigos Exclusivos

Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics

O Rio de Janeiro (RJ) será palco do encontro de ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do Brics no dia 5 de julho, um dia antes da Cúpula de Líderes do bloco. A reunião faz parte da Trilha de Finanças do Brics e será co-presidida pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central do Brasil.

A realização do evento no Rio foi confirmada na última sexta-feira (21) pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Antes do encontro no Brasil, Rosito co-presidirá, nesta quarta (26), a 1ª reunião de vice-ministros de Finanças e vice-presidentes de Bancos Centrais na Cidade do Cabo, África do Sul.

Atualmente, o Brics é composto por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Indonésia.

Nesta terça (25) e quarta (26), Brasília recebe a 1ª reunião de sherpas do Brics sob a presidência brasileira. Os sherpas são enviados especiais dos chefes de Estado e de governo dos países do bloco, responsáveis por conduzir as negociações e preparar a Cúpula de Líderes.

O encontro será liderado pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e sherpa brasileiro no grupo.

Durante as reuniões, o Brasil apresentará suas prioridades para sua gestão à frente do Brics, entre elas: Uso de moedas locais em operações financeiras; Cooperação na área da saúde; Financiamento de iniciativas contra a mudança climática; Comércio, investimentos e finanças do bloco; Governança da inteligência artificial; Desenvolvimento institucional do Brics.

O evento será aberto pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Há ainda a possibilidade de uma sessão especial no segundo dia da reunião, com um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos participantes.

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

img_1771-1
img_1770-1
bolsonaro-moraes
img_1767-1
Putin aceitará força de paz europeia na Ucrânia, afirma Trump
Putin aceitará força de paz europeia na Ucrânia, afirma Trump
img_1744-1
Lula e eu fomos "instrumentos do povo para salvar a democracia", afirma Alckmin
Brazil's President Jair Bolsonaro attends Soldier's Day ceremony in Brasilia
img_1747-1
pix_0411202553
Advogado de Bolsonaro pedirá impedimento de Flávio Dino e Cristiano Zanin
img_1736-1
img_1739-1