Claudio Dantas
12.5 C
Brasília

Relatório diz que o Canadá suspendeu as tarifas retaliatórias contra os EUA

Publicado em:

O Canadá eliminou grande parte das tarifas retaliatórias sobre produtos dos Estados Unidos, segundo relatório da Oxford Economics. O governo canadense, porém, contesta a informação.

Em março, o Canadá impôs impostos de 25% sobre bens americanos, em resposta às tarifas aplicadas pelo então presidente Donald Trump. Em abril, Ottawa retaliou novamente, taxando veículos importados dos EUA.

No entanto, o primeiro-ministro Mark Carney anunciou isenções de seis meses para itens de saúde e embalagens de alimentos, além de autorizar montadoras no Canadá a importar peças sem custos adicionais.

Segundo Tony Stillo, diretor da Oxford Economics no Canadá, essas isenções reduzem o impacto das tarifas a “quase zero”. “É uma estratégia para proteger a economia canadenseÉ”, afirmou.

Canadá responde

O governo canadense rejeita o relatório. O ministro de Finanças, François-Philippe Champagne, classificou o documento como “mentiroso” e garantiu que 70% das tarifas de março permanecem. “Suspendemos temporariamente impostos sobre alguns itens por razões de saúde”, declarou no X.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos