O Canadá eliminou grande parte das tarifas retaliatórias sobre produtos dos Estados Unidos, segundo relatório da Oxford Economics. O governo canadense, porém, contesta a informação.
Em março, o Canadá impôs impostos de 25% sobre bens americanos, em resposta às tarifas aplicadas pelo então presidente Donald Trump. Em abril, Ottawa retaliou novamente, taxando veículos importados dos EUA.
No entanto, o primeiro-ministro Mark Carney anunciou isenções de seis meses para itens de saúde e embalagens de alimentos, além de autorizar montadoras no Canadá a importar peças sem custos adicionais.
Segundo Tony Stillo, diretor da Oxford Economics no Canadá, essas isenções reduzem o impacto das tarifas a “quase zero”. “É uma estratégia para proteger a economia canadenseÉ”, afirmou.
Canadá responde
O governo canadense rejeita o relatório. O ministro de Finanças, François-Philippe Champagne, classificou o documento como “mentiroso” e garantiu que 70% das tarifas de março permanecem. “Suspendemos temporariamente impostos sobre alguns itens por razões de saúde”, declarou no X.