Por que Lula ficará fora de audiência dos EUA?
Brasília, Terça, 23 de junho de 2026
Política

Por que Lula ficará fora de audiência dos EUA?

Itamaraty aposta em negociações diplomáticas e não participará do evento do USTR

Foto: Reprodução/Redes sociais

Compartilhe em

Foto do autor

Por Redação

O governo Lula não irá participar da audiência pública promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) para discutir a proposta de aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A decisão foi tomada pelo Ministério das Relações Exteriores, que avalia que o formato escolhido pelo órgão norte-americano não é o canal adequado para a interlocução entre governos sobre o tema.

Segundo informações apuradas por Crusoé, o Itamaraty entende que a audiência pública foi aberta para manifestações da sociedade civil e do setor privado, não para negociações formais entre Estados.

Governo aposta em canais diplomáticos

A estratégia do governo brasileiro tem sido concentrar as tratativas em canais institucionais com a administração norte-americana.

As negociações seguem por meio de interlocuções diplomáticas, reuniões técnicas e manifestações formais apresentadas diretamente ao governo dos Estados Unidos.

O Planalto tenta evitar o avanço das tarifas propostas pelo USTR, que podem atingir produtos brasileiros caso a medida seja confirmada pelas autoridades americanas.

Flávio pede participação

Enquanto o governo optou por não participar da audiência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, protocolou pedido para falar no evento.

O parlamentar solicitou cinco minutos para apresentar sua posição sobre a proposta tarifária durante a audiência pública marcada para os Estados Unidos.

No requerimento enviado ao USTR, Flávio informou que participaria “na qualidade de legislador brasileiro, tanto a título pessoal quanto oficial”.

Segundo o documento encaminhado por seu gabinete, o senador pretende defender a suspensão da medida e a abertura de um canal de negociação entre os dois países.

“A testemunha deporá contra a medida proposta e a favor de uma solução construtiva e negociada para as questões identificadas na investigação. A tese central do depoimento é a de que a tarifa de 25% proposta não levaria à eliminação das práticas visadas — o critério estabelecido pela própria norma — e, sob vários aspectos, produziria o resultado oposto ao objetivo declarado. A testemunha solicitará respeitosamente ao Representante Comercial que suspenda a medida proposta e inicie, sem demora, um mecanismo de negociação bilateral abrangendo todas as seis áreas identificadas no Aviso.”

Eduardo Bolsonaro critica ausência do governo

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro comentou a iniciativa do irmão e criticou a decisão do governo de não participar do processo.

“Advinha quem vai atravessar o oceano pra te defender aqui nos EUA? Pois bem, o Flávio Bolsonaro. Sabe por quê? Porque o Lula não inscreveu ninguém para te defender, porque ele deseja essas tarifas”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, o nome de Flávio Bolsonaro ainda não constava na lista oficial de participantes divulgada para a audiência pública promovida pelo USTR.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade