A economia dos Estados Unidos perdeu ritmo no final de 2024, com o PIB avançando 2,3% no quarto trimestre, segundo a segunda estimativa do Bureau of Economic Analysis (BEA), divulgada nesta quinta-feira (27.fev.2025). O número confirma a previsão inicial de janeiro, mas representa uma desaceleração em relação ao terceiro trimestre, quando o crescimento foi de 3,1%. O resultado final será publicado em 27 de março.
O recuo no ritmo econômico foi puxado pela queda nos investimentos e nas exportações, parcialmente compensada pelo aumento dos gastos do consumidor, segundo o BEA. Ainda assim, o PIB de 2024 manteve a estimativa de crescimento de 2,8%, impulsionado pelo consumo, investimentos, gastos do governo e exportações.
Inflação e juros
A inflação anualizada nos EUA subiu para 3% em janeiro, um aumento de 0,1 ponto percentual em relação a dezembro. No acumulado mensal, os preços avançaram 0,5%, acelerando ligeiramente em relação ao mês anterior (0,4%).
O Federal Reserve manteve a taxa básica de juros no intervalo de 4,25% a 4,50% ao ano na primeira reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) de 2025, realizada em janeiro. O patamar está inalterado desde dezembro de 2024, e uma nova decisão será tomada na reunião dos dias 18 e 19 de março.
[…] dos 12 meses até janeiro, o IDP alcançou US$ 68,5 bilhões, o que corresponde a 3,16% do PIB brasileiro. Em comparação, o montante registrado em dezembro foi de US$ 71,1 bilhões, enquanto […]