Artigos Exclusivos

PF desarticula esquema de desvio na merenda escolar em Manaus

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação Sem Sabor para desarticular um esquema de fraude na aquisição de kits de merenda escolar em Manaus. Servidores públicos, empresários e intermediários são suspeitos de manipular processos licitatórios, desviando recursos públicos.

A investigação revelou que a empresa contratada não tinha capacidade operacional e foi favorecida em um processo irregular em 2020, resultando em prejuízos milionários aos cofres públicos. A operação conta com 30 policiais federais, que cumprem seis mandados de busca e apreensão em residências e sedes de empresas na capital amazonense.

O esquema foi descoberto após ação popular e auditorias do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União, que apontaram uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e movimentações financeiras suspeitas. Além disso, a empresa contratada não possuía histórico no fornecimento de gêneros alimentícios para o setor público e tinha sede em local desconhecido.

Levantamentos bancários indicam que parte dos valores pagos pela Prefeitura foi imediatamente repassada a uma empresa concorrente, evidenciando conluio entre os envolvidos. As conexões empresariais identificadas sugerem uma atuação coordenada para favorecer a fornecedora. A PF segue apurando os responsáveis e o destino dos recursos desviados.

Compartilhar nas redes sociais

Mariana Albuquerque

Mariana Albuquerque

Deixe um comentário

Leia mais

Pesquisa CNT/MDA: Desaprovação de Lula dispara e atinge 55%
BBC, documentário pró-Hamas
Governo Lula libera R$ 4,2 bilhões para Plano Safra, mas queda de Fávaro é iminente
818df858b8b961729be0e3d9d0b2d27f
WhatsApp Image 2025-02-25 at 11.08
WhatsApp Image 2025-02-25 at 11.08
ANTT-fachada-foto-Agencia-iNFRA
Tarcísio lidera disputa pela reeleição em São Paulo em todos os cenários
Defesa de Braga Netto pede que STF declare Alexandre de Moraes suspeito
Governo Lula intimado por Flávio Dino a detalhar uso de emendas PIX para o Perse e saúde
mg_4806
María Corina
IPCA-15: preços sobem 1,23% em fevereiro e registram a maior alta para o mês desde 2016
material-apreendido-na-operacao-do-gaeco-e-da-pf