O papa Francisco segue em recuperação no hospital após um longo período de oxigenoterapia de alto fluxo. De acordo com o cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, o pontífice, que está internado há cinco semanas devido a uma pneumonia bilateral, agora precisa “reaprender a falar”, devido aos efeitos do tratamento.
O cardeal negou rumores sobre uma possível aposentadoria e afirmou que a condição física geral do papa é a mesma de antes.
“O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma”, disse Fernández em evento sobre o novo livro de Francisco.
A saúde do papa continua estável, com “pequenas melhorias na respiração e mobilidade”. Desde segunda-feira (17), o papa não utiliza mais ventilação mecânica para auxiliar na respiração noturna, mas ainda recebe oxigênio por uma mangueira no nariz durante a maior parte do tempo.
O Vaticano não divulgou uma data oficial para a alta do pontífice, e Fernández disse que não sabe se Francisco estará em condições de retornar ao Vaticano a tempo para a Páscoa, em 20 de abril.
“Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza”, afirmou.