27 C
Brasília

Os objetivos de Trump com o ‘tarifaço’

Publicado em:

Márcio Coimbra, ex-presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), comentou no programa ALive, de Claudio Dantas, a nova “doutrina” do governo de Donald Trump para tentar reindustrializar os Estados Unidos. Segundo ele, muita gente ainda não compreendeu os objetivos do presidente americano porque o jogo ainda está “embaralhado”.

“Precisamos entender com clareza que os americanos estão realizando uma mudança de doutrina. Logo depois do final da Segunda Guerra, os americanos eram responsáveis por 50% do PIB do planeta; ou seja, metade de tudo que se produzia era nos EUA. Isso veio diminuindo porque a estratégia era trazer vários países para sua zona de influência tornando os EUA o principal cliente e as economias internacionais muito dependentes do consumo norte-americano e incentivando que os países pudessem comerciar entre si. Esse modelo é que sofreu agora um revés. Trump tenta trazer maior parte da produçao para dentro dos EUA. Como faz isso? Criando barreiras ao comércio. Criando tarifas com o objetivo de proteger os trabalhadores americanos, os salários e a economia.”

Hugo Queiroz, da L4 Capital, destaca ainda outros objetivos de Trump ao tentar recuperar a relevância anterior dos EUA na economia.

“Ele tem alguns outros objetivos: a aceleração de investimentos. Isso puxa emprego, puxa produtividade e ajuda na inflação. Com a inflação mais baixa, você tem um FED mais tranquilo, reduzindo juros e, nesse sentido, começa a melhorar o déficit americano.”

Assista ao trecho da análise aqui:

Mais recentes

Checagem de fatos