Número 2 do Departamento de Estado, Christopher Landau reagiu no X à prisão de Jair Bolsonaro, com críticas diretas a Alexandre de Moraes, “um violador dos direitos humanos sancionado” que “trouxe descrédito e vergonha internacional ao Supremo Tribunal Federal”.
Segundo Landau, Moraes desrespeita as normas tradicionais de contenção judicial e politiza descaradamente o processo judicial.
“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com seu mais recente ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil: a prisão provocativa e desnecessária do ex-presidente Bolsonaro, que já se encontrava em prisão domiciliar sob forte vigilância e com extrema restrição de comunicação. Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não conhece limites para seu poder.”
TRUMP LAMENTA
Mais cedo, Donald Trump tomou conhecimento pela imprensa sobre a prisão de Bolsonaro. “Lamentável”, comentou, rapidamente. Ele disse que não estava a par do fato.
Nesta semana, o presidente americano resolveu retirar o tarifaço de 40% sobre uma lista de produtos brasileiros, como café, carne e petróleo. E saudou as negociações em curso com o Brasil.
