Elon Musk, que agora tem papel importante no governo americado, intensificou as críticas contra Volodymyr Zelensky, e afirmou que o líder ucraniano é um ditador. Musk acusou Zelensky de ser responsável pela morte do jornalista chileno-americano Gonzalo Lira, preso após criticar a condução da guerra contra a Rússia. “Zelensky matou um jornalista americano!”, disse Musk no X.
A declaração veio após Trump classificar Zelensky como “ditador sem eleições”. O ex-presidente dos EUA afirmou que “Kiev nunca deveria ter começado a guerra” e criticou o envolvimento de Washington no conflito. “Um comediante modestamente bem-sucedido convenceu os EUA a gastarem US$ 350 bilhões em uma guerra que ele não poderia vencer e nunca deveria ter começado”, escreveu Trump na Truth Social.
Zelensky em queda?
Zelensky afirmou nesta quarta-feira (19) que tem “mais de 57%” de aprovação, citando uma pesquisa do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KMIS). O dado foi divulgado poucas horas após Trump afirmar que a popularidade do ucraniano despencou para 4% e que a Ucrânia deveria realizar eleições.
Musk ironizou a suposta alta popularidade de Zelensky: “Bem, então ele deveria estar feliz com a realização das eleições, se é tão popular”. O ucraniano já havia dito que os cidadãos que quisessem eleições deveriam “escolher outra cidadania”.
Trump reforçou as críticas, afirmando que Zelensky se recusa a realizar eleições, está em queda nas pesquisas e só conseguiu “tocar Joe Biden como um violino”. O republicano também apontou que os EUA gastaram US$ 200 bilhões a mais que a Europa na guerra e “não receberão nada em troca”.
Enquanto Trump pressiona por negociações com a Rússia, Zelensky insiste que os EUA vivem em uma “bolha de desinformação russa”. O embate entre os líderes ocorre em meio ao desgaste da guerra e ao crescente questionamento sobre o apoio ocidental à Ucrânia.
Veja o trecho da entrevista:
Breaking! Elon Musk Calls Out Ukrainian Dictator Zelensky For Murdering American Journalist, Gonzalo Lira
More Breaking News And Reports On Our LIVESTREAM!https://t.co/NmB35gUTZA pic.twitter.com/r5Ob8Z9lgT
— Alex Jones (@RealAlexJones) February 20, 2025