O dono da plataforma X (antigo Twitter) e secretário de Eficiência Governamental dos EUA no governo do republicano Donald Trump, Elon Musk, questionou nesta terça-feira (25) se o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “não possui propriedades” nos Estados Unidos.
A fala veio após a apresentação de uma ação conjunta movida pela plataforma de vídeos Rumble e pela Trump Media, empresa ligada ao presidente americano. Nela, Moraes é acusado de censura e violação da soberania dos EUA ao pedir a suspensão da conta do jornalista Allan dos Santos na Rumble.
Em postagem no X, Elon Musk respondeu a uma publicação do influenciador Mario Nawfal, que repercutia uma declaração do ministro do STF sobre as big techs. Moraes afirmou, em aula magna na Faculdade de Direito da USP na segunda-feira (24), que as plataformas “não são enviadas de Deus” e fazem “lavagem cerebral” nos eleitores.
“Moraes não tem propriedades nos Estados Unidos?”, perguntou Musk na rede social. Em seguida, o jornalista Paulo Figueiredo explicou que sanções poderiam ser impostas ao ministro, mesmo que ele não possuísse bens nos Estados Unidos. “Uma vez que ele seja incluído na lista SND do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, todas as instituições financeiras imediatamente fecham a conta bancária dele, inclusive no Brasil, para que não sejam alvo de sanções secundárias. O presidente Trump pode fazer isso a qualquer momento, a seu critério, através da Lei Magnitsky”, afirmou Figueiredo. “Interessante”, respondeu Musk.
Doesn’t De Moraes own property in America?
— Elon Musk (@elonmusk) February 25, 2025