Últimas Notícias

Meta abandona checagem de posts e recebe apoio de Musk; veja reações online

 

A Meta anunciou o fim do serviço de checagem de posts no Facebook e Instagram, adotando um sistema em que os próprios usuários poderão adicionar correções, similar ao modelo de “notas da comunidade” do X, de Elon Musk.

Elon Musk elogiou a decisão, classificando-a como “legal”. Linda Yaccarino, CEO do X, também apoiou a medida, afirmando que a checagem de fatos não deve estar nas mãos de “guardiões” e sim ser um processo democrático.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, alinhou a decisão à agenda de Donald Trump, presidente eleito dos EUA. A empresa anunciou parceria com Dana White, do UFC, aliado de Trump, para combater censura global.

Zuckerberg criticou leis na Europa e na América Latina, mencionando “tribunais secretos” que ordenam remoções de conteúdo. No Brasil, o secretário João Brant interpretou a fala como uma referência ao STF, gerando forte reação do governo Lula.

 

Políticos de direita, como Mario Frias e Flávio Bolsonaro, comemoraram a decisão da Meta, vendo-a como uma vitória contra a censura. A mudança reforça o embate entre big techs e o Judiciário brasileiro, que nos últimos anos impôs restrições a plataformas para conter desinformação. Veja abaixo as postagens:

 

 

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Leia mais

Jair Bolsonaro
inss-fila
lula-meme-pete-712x370
images
bolsonarismo
bolsonarismo
Eldorado
Incra-nega-recurso-apresentado-pela-PE-e-permanece-contra-a-compra-da-Eldorado-1024x534
Zuckerberg quando teve o ligamento do joelho rompido lutando MMA
Alexandre de Moraes
ato-8-janeiro-7-848x477
797_2916E7D701BBD6FB-2
TBLV6253PZHRDNLRBDG2JBDFQ4
vlcsnap-2025-01-08-12h09m03s252-712x370