Uma pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira (23) revela que 53% das pequenas e médias empresas brasileiras estão investindo em capacitação ou outras formas de aprimoramento para melhorar ou reformular suas operações. A busca dos empreendedores por qualificação tem se tornado uma estratégia recorrente, especialmente à medida que os negócios amadurecem.
Segundo o levantamento, além da capacitação formal, 40% dos empresários recorrem a colegas do setor para trocar experiências e elevar o desempenho, enquanto 37% procuram conteúdo online, como vídeos, podcasts e artigos, para se manter atualizados.
Entre as empresas de médio porte, 35% destacam a importância do planejamento estratégico como ferramenta essencial para o crescimento e adaptação dos negócios.
“Desde a abertura até a gestão, ter um negócio é uma atividade complexa e, muitas vezes, demanda mudanças de rota e ajustes ao longo do caminho. Um bom planejamento é fundamental para adaptar-se a esse cenário”, afirmou Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
O levantamento ouviu 313 representantes de PMEs em todo o Brasil entre os dias 14 e 26 de março. O estudo também mostra que quanto mais tempo de atuação no mercado, maior é o interesse por capacitação, demonstrando uma tendência de amadurecimento entre os empreendedores.