O presidente Lula (PT) entrou em rede nacional nesta segunda-feira (24) para falar sobre dois programas do governo: Farmácia Popular e Pé-de-Meia. A ideia é tornar esses pronunciamentos mais frequentes para tentar melhorar a imagem do governo, que anda em baixa. A última pesquisa Datafolha mostrou que a aprovação do governo despencou de 35% para 24% em apenas dois meses. Já a rejeição subiu de 34% para 41%, esses números são um recorde de rejeição ao presidente.
Apesar da expectativa criada com a notícia do pronunciamento, Lula não trouxe nenhuma novidade. Ele basicamente explicou como funcionam os programas e destacou os benefícios. O tom do discurso foi mais descontraído, fugindo do padrão tradicional. Em um momento, chegou a brincar.
“É uma dupla que não é sertaneja, mas que está mexendo com o Brasil”.
O que Lula anunciou?
Lula reforçou a ampliação do Farmácia Popular, que já tinha sido anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, no início do mês. Agora, todos os medicamentos do programa são gratuitos, inclusive fraldas geriátricas.
O presidente também falou sobre o Pé-de-Meia, um programa do Ministério da Educação (MEC) que paga um incentivo para alunos do Ensino Médio continuarem estudando. A primeira parcela de 2025 começa a ser paga nesta terça-feira (25).
Assista abaixo ao pronunciamento: