Petista também defendeu o “cuidado” no combate às drogas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse há pouco, ao comentar sobre as ações do presidente americano Donald Trump contra os cartéis de drogas na América Latina, que “traficantes são vítimas de usuários também”. A fala foi feita pelo petista em entrevista a jornalistas na Indonésia.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.
“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou o presidente.
Lula também classificou a atual forma de combate ao tráfico como “batalha do bem contra o mal”, e defendeu que haja julgamento antes de qualquer ação ostensiva.
GUERRA DE TRUMP CONTRA CARTÉIS
Nas últimas semanas, os EUA realizaram vários ataques letais contra barcos do tráfico na costa caribenha. Ontem (23), o presidente americano Donald Trump reafirmou que está em guerra contra os cartéis de droga e que eles são o “Estado Islâmico do hemisfério ocidental”.
ASSISTA:
Lula: “Traficantes são vítimas dos usuários também” pic.twitter.com/xxu9epB9hV
— PortaldoDantas (@PortaldoDantas) October 24, 2025

Este comentário está indo na mesma direção do comentário do presidente da Colômbia, que não classifica quem transporta a droga como traficante e sim como trabalhador da droga.