O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduz nesta segunda-feira (20), na Granja do Torto, a primeira reunião ministerial do ano. O encontro marca o início da segunda metade de seu mandato e ocorre antes da aguardada reforma ministerial, prevista para após as eleições na Câmara e no Senado, em 1º de fevereiro.
Lula abriu a reunião com um balanço das ações realizadas até agora e reforçou a necessidade de “corrigir erros” e intensificar esforços nos próximos dois anos. “Vamos tentar corrigir o que fizemos de errado ou deixamos de fazer, e vamos fazer com mais força aquilo que ainda não foi feito”, declarou o presidente.
A reunião ocorre em um momento delicado para o governo. Recentemente, o Executivo recuou na fiscalização do PIX após uma onda de manifestações online, enquanto enfrenta pressões do Congresso por mudanças no primeiro escalão. Entre os desafios para este ano, estão:
- Melhorar a relação com o mercado financeiro, alvo de críticas frequentes do presidente;
- Costurar alianças visando as eleições de 2026;
- Ajustar a relação com o Congresso, que terá novos líderes na Câmara e no Senado;
- Ampliar a participação federal na segurança pública, tema de tensão com governadores de oposição;
- Preparar a COP 30 em Belém, projetando o Brasil como referência ambiental.
Além dos ministros, participaram da reunião congressistas como Randolfe Rodrigues (PT-AP), José Guimarães (PT-CE) e Jaques Wagner (PT-BA). A primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, também estiveram presentes.
Uma resposta
Ver essa foto é pior que o cartaz do filme Sexta-feira 13 de 1980. No entanto, combina mais com Ali Babá e os 40 Ladrões e ainda podemos pedir ajuda para o padre do primeiro filme O Exorcista de 1973.