O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta segunda-feira (24), às 20h30, com duração prevista de 2 minutos e 18 segundos. A informação consta em um ofício da Secretaria de Comunicação Social enviado à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
No discurso, Lula abordará os programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular, duas das principais apostas de sua gestão. O Pé-de-Meia oferece uma poupança e um auxílio de R$ 200 mensais para estudantes que atendam a critérios de frequência e participação em avaliações. Os alunos também recebem um bônus de R$ 1.000 ao final do ano letivo caso tenham sido aprovados. Os pagamentos dessa parcela começaram na última terça-feira.
Já o Farmácia Popular, ampliado recentemente pelo governo, passou a oferecer gratuitamente todos os 41 itens incluídos no programa. Antes, 39 desses produtos já eram distribuídos sem custos à população.
Este será o primeiro pronunciamento de Lula na TV desde 24 de dezembro, quando fez uma fala na véspera do Natal.
O discurso ocorre em um momento de queda na popularidade do presidente. Segundo pesquisa Datafolha, a aprovação de seu governo caiu de 35% para 24%, a menor já registrada em seus mandatos. A rejeição subiu de 34% para 41%, enquanto 32% avaliam a gestão como regular.