Artigos Exclusivos

Lula busca substituto para Nísia Trindade no Ministério da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em busca de um novo nome para o Ministério da Saúde, indicando insatisfação com a atual ministra Nísia Trindade. Segundo aliados do petista, a decisão ganhou força após o governo de São Paulo decretar estado de emergência devido ao aumento de mortes por dengue.

Segundo a CNN, Lula tem consultado interlocutores sobre possíveis substitutos, priorizando nomes técnicos e políticos para evitar que o ministério caia nas mãos do centrão, que reivindica o comando da pasta desde o início do governo.

Entre os cotados, aparecem os ex-ministros Alexandre Padilha e Arthur Chioro. Padilha conta com o apoio da cúpula do PT, enquanto Chioro é defendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. A movimentação já levou Nísia a procurar Padilha, que teria negado conhecimento sobre a troca.

Caso Padilha assuma a Saúde, a Secretaria de Relações Institucionais, atualmente sob seu comando, entraria na disputa. O MDB pressiona pela nomeação de Isnaldo Bulhões (AL), com apoio dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). No entanto, o PT defende os senadores Jaques Wagner (BA) ou José Guimarães (CE) para o cargo, embora Wagner já tenha demonstrado resistência.

A decisão final ainda depende de uma conversa entre Lula e Nísia, na qual o presidente deve cobrar explicações sobre a condução da crise da dengue antes de oficializar a mudança.

Compartilhar nas redes sociais

Adrian Almeida

Adrian Almeida

Leia mais

STF: Guardas municipais podem atuar como polícia e fazer prisões em flagrante
img_1634-1
Médicos do Papa Francisco alertam: 'Não está fora de perigo'
img_1633-1
img_1631-1
img_1631-1
WhatsApp Image 2025-02-21 at 12.50
img_1624-1
img20250219183848450-768x473
Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Haddad acusa Bolsonaro de 'planejar assassinatos'
hamilton-mourao-2
Advogado de Trump detalha tentativa de Moraes de censurar direita e violar a soberania dos EUA