O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou a intenção de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros parlamentares acusados de “disseminar fake news sobre o Pix”.
A declaração veio após Nikolas divulgar um vídeo informando que o governo Lula planejava taxar transações via Pix. O vídeo e as criticas feitas pelos internautas fizeram o governo revogar a medida.
Janones afirmou que o conteúdo divulgado configura crime contra a economia popular. “Vou abrir uma CPI para investigar Nikolas Ferreira e os bolsonaristas que cometeram um crime contra a economia popular. Chega de deixar esses bandidos contando mentiras. Vamos pra cima!”, declarou o parlamentar mineiro.
🚨 URGENTE! AGORA! Acabei de protocolar a BOMBA: CPI para investigar o Senhor Nikolas Ferreira e demais integrantes da quadrilha que atentou contra a economia popular ao disseminarem mentiras sobre o PIX. Com 171 Deputados assinando a CPI é instalada.
Se conseguirmos eu prometo… pic.twitter.com/0He8P12pgH
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 17, 2025
Janones também afirmou que Nikolas “é um bandido criminoso” por espalhar desinformação. “Ele não sabia, mas cometeu um crime”, concluiu.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) também reagiu e informou que entrou com uma ação judicial contra Nikolas.
Em uma declaração contundente, Boulos chamou Nikolas de “covarde”. “Estou entrando hoje com ação judicial. Vamos ver se agora ele foge do Oficial de Justiça”, afirmou.
O vídeo de Nikolas Ferreira, que já passa de 300 milhões de visualizações apenas no Instagram, gerou críticas da base governistas, que acusam os opositores de desestabilizar o governo Lula, como se o governo não fizesse isso por si próprio.