A decisão do governo federal de revogar a portaria sobre o monitoramento do Pix foi precedida por uma análise pessimista da nova equipe de comunicação, liderada pelo publicitário Sidônio Palmeira. O grupo concluiu que as criticas envolvendo a taxação do Pix já estavam “consolidadas” e a batalha pela narrativa havia sido perdida.
O vídeo do deputado federal, Nikolas Ferreira alcançou mais de 200 milhões de visualizações, enquanto o pronunciamento de Lula sobre o tema não ultrapassou 16 milhões.
O diagnóstico foi apresentado em uma reunião com o presidente Lula e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) nesta quarta-feira (15). Segundo a equipe de Sidônio, as estratégias de publicidade e engajamento digital não seriam suficientes para reverter a crise e minimizar os danos econômicos e políticos.
Fontes ligadas à Secretaria de Comunicação (Secom) informaram que a crise do Pix atrapalhou a reestruturação da equipe, que ainda estava em processo de mudanças internas. O episódio expôs fragilidades no enfrentamento a desinformações e no controle de narrativas digitais, agravando o desgaste político do governo.