(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAowyZvaCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });
28.5 C
Brasília

Governo Lula avalia ‘todas as possibilidades’ para responder tarifas de Trump

Publicado em:

Em nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços criticaram a imposição da tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio do Brasil, anunciada pelo governo Trump.

A medida, que entrou em vigor nesta quarta-feira (12) e afeta diversos países, foi classificada como “injustificável e equivocada”. O Brasil afirmou também que “avaliará todas as possibilidades de ação no campo do comércio exterior”.

De acordo com o governo, as medidas terão “impacto significativo” sobre as exportações brasileiras para os EUA, “que, em 2024, foram da ordem de US$ 3,2 bilhões”.

A nota finaliza dizendo que, em reuniões já previstas para as próximas semanas, o governo avaliará “todas as possibilidades de ação no campo do comércio exterior, com vistas a contrarrestar os efeitos nocivos das medidas norte-americanas, bem como defender os legítimos interesses nacionais, inclusive junto à Organização Mundial do Comércio”.

Mais recentes

Checagem de fatos