O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), cobrou nesta terça-feira (11) que o governo federal leve a sério as propostas do setor para conter a alta no preço dos alimentos. A declaração foi dada após reunião da FPA para discutir as medidas anunciadas pelo governo, que, segundo os parlamentares, são ineficazes.
“Queremos colaborar com isso, para reduzir o preço dos alimentos. Gostaríamos que a Casa Civil, Ministério da Fazenda e Presidência da República, que receberam nossos ofícios, nos levem a sério”, afirmou Lupion.
A principal iniciativa do governo para tentar frear a inflação dos alimentos foi zerar a alíquota de importação de produtos como carnes, café, açúcar, milho e azeite. No entanto, a FPA argumenta que, com exceção do azeite, o Brasil já é um grande produtor desses itens e importa volumes reduzidos, o que tornaria a medida pouco eficiente para conter os preços.
Os parlamentares defendem que, em vez de focar na importação, o governo deveria apoiar a colheita da safra nacional nos próximos meses e corrigir políticas que impactam diretamente os custos de produção. Para a FPA, fortalecer o agronegócio interno seria a solução mais eficaz para reduzir o preço da cesta básica.