O governo dos Estados Unidos (EUA) informou que cidadãos americanos devem deixar o Irã imediatamente após a reabertura parcial do espaço aéreo do país.
A orientação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Departamento de Estado, que recomendou acompanhamento das notícias e consulta a companhias aéreas para verificar voos disponíveis.
“A partir de 21 de abril, o espaço aéreo iraniano foi parcialmente reaberto. Cidadãos americanos devem deixar o Irã agora, acompanhar as notícias locais para atualizações e consultar as companhias aéreas comerciais para obter informações adicionais sobre voos para fora do país”, informou o órgão.
A saída também pode ocorrer por vias terrestres, com rotas para Armênia, Azerbaijão, Turquia e Turcomenistão.
O governo americano orientou que seus cidadãos evitem deslocamentos para Afeganistão, Iraque e áreas de fronteira com o Paquistão.
O Departamento de Estado alertou ainda para a possibilidade de restrições de saída impostas pelo governo iraniano, incluindo cobrança de taxas.
Segundo a orientação, cidadãos com dupla nacionalidade devem deixar o país utilizando passaporte iraniano.
O presidente Donald Trump prorrogou na terça-feira (21) o acordo de cessar-fogo com o Irã, que seguiria em vigor até a conclusão de negociações entre os dois países.
