21.5 C
Brasília

EUA avaliam bloquear exportações de petróleo do Irã

Publicado em:

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, anunciou que o governo americano está considerando interromper as exportações de petróleo do Irã, em mais um sinal da retomada da política de “pressão máxima” adotada pelo presidente Donald Trump em seu primeiro mandato.

A medida visa endurecer o cerco contra o regime iraniano, sobretudo no que diz respeito ao programa nuclear de Teerã.

Os aliados do Golfo dos EUA estão extremamente preocupados com um Irã movido a energia nuclear e compartilham a determinação dos EUA de que esse é um resultado que não é do interesse de ninguém”, afirmou Wright durante visita a Abu Dhabi.

Durante a gestão do ex-presidente Joe Biden, as exportações de petróleo iraniano haviam se recuperado significativamente, em meio a uma postura mais branda nas negociações nucleares. No entanto, com o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro de 2025, a administração republicana sinaliza o endurecimento das sanções e o abandono do diálogo conciliatório.

Embora o Irã tenha demonstrado disposição para novas conversas diplomáticas, o discurso em Washington é de cautela. Questionado sobre a possibilidade de uma ação militar resultar em mudança de regime em Teerã, Wright respondeu: “Tudo está na mesa”.

A postura americana deve aumentar as tensões no Oriente Médio e acender o alerta em mercados energéticos globais, especialmente entre os países produtores da região do Golfo.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos