Últimas Notícias

Estados que apoiam decreto que limita força policial são os mais perigosos

Os estados do Nordeste, majoritariamente governados por partidos de esquerda ou do centrão, apoiaram o Decreto 12.432/2024 do presidente Lula, que limita o uso de armas por forças policiais. A região, no entanto, concentra alguns dos piores índices de violência do país.

Em 2023, três dos cinco estados com mais homicídios estavam no Nordeste, que também lidera em mortes de policiais e roubos de veículos. Dos 17 mil crimes contra a vida sem solução no ano, quase 20% ocorreram na região.

O decreto, publicado na véspera de Natal, gerou críticas. Especialistas alertam que as restrições podem expor policiais e aumentar a criminalidade. Governadores do Sul e Sudeste se opuseram à medida e pediram sua revogação.

Os nove governadores do Consórcio Nordeste, por outro lado, assinaram carta em apoio ao decreto, alegando que ele não afeta a autonomia dos estados e reforça o uso de força letal apenas como último recurso.

Segundo o MJSP, a Bahia liderou o ranking de homicídios dolosos em 2023, com 4.620 casos. Pernambuco e Ceará também figuraram entre os mais violentos. Em latrocínios, Pernambuco ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.

A violência contra policiais também se destacou. Pernambuco, Bahia e Ceará registraram 33 mortes de agentes de segurança em 2023. Além disso, cinco estados do Nordeste figuram entre os dez com mais roubos de veículos.

O governo federal defende o decreto como um protocolo opcional. Estados que não aderirem podem perder recursos de fundos destinados à segurança pública.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

zuckerberg
Mosquito-da-dengue
agro
Cidades-JBS-aumento-da-pobreza
política congresso-insatisfeito-com-a-decis-o-de-fl-vio-dino-que-bloqueou-r--4-2-bilh-es-em-emendas--arthur-lira-nh3TDlJZJx
política congresso-insatisfeito-com-a-decis-o-de-fl-vio-dino-que-bloqueou-r--4-2-bilh-es-em-emendas--arthur-lira-nh3TDlJZJx
Press Conference with Maduro, President of Venezuela
zuckerberg
img-4260
29e85ef19c6dd2f4323fd1bd2c028d3d
imagem-jvp-79-750x450
Jahjah-640x370
image_processing20221103-25360-jsq050
ALEXANDRE DE MORAES