A criptomoeda $TRUMP, lançada pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, valorizou 1.239% desde sua estreia na última sexta-feira (17). No domingo (19), o ativo era negociado a quase US$ 74 por unidade, alcançando uma capitalização de mercado superior a US$ 13 bilhões.
O aumento ocorreu após plataformas como Binance, Bybit, Mercado Bitcoin e Digitra listarem o token como opção de compra. Desenvolvido na blockchain Solana, o fornecimento inicial foi limitado a 200 milhões de unidades, com previsão de expansão para 1 bilhão em três anos. Atualmente, 80% das moedas pertencem à CIC Digital, afiliada à Trump Organization, e à entidade Fight Fight Fight.
A $TRUMP é classificada como uma “meme coin”, criada como símbolo de apoio às ideias de Trump. O site oficial afirma que o ativo “não é uma oportunidade de investimento” ou título financeiro, mas um símbolo de engajamento.
Em 2024, na Bitcoin Conference, Trump prometeu transformar os EUA na “capital cripto do mundo”. Ele também anunciou sua intenção de demitir Gary Gensler, presidente da SEC e defensor da regulamentação rígida, o que gerou entusiasmo na comunidade cripto.