Publicidade
Início Economia Comitiva de senadores convoca empresários dos EUA para debater tarifa de Trump

Comitiva de senadores convoca empresários dos EUA para debater tarifa de Trump

0
Senado libera crédito digital, mas oposição alerta para endividamento

A comissão de senadores brasileiros que viajará aos Estados Unidos convocou empresários americanos e brasileiros com negócios nos dois países para uma reunião na Embaixada do Brasil em Washington, na próxima segunda-feira (28). O objetivo é discutir o tarifaço de 50% anunciado pelo presidente Donald Trump ao Brasil, que entra em vigor em 1º de agosto.

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e integrante da comitiva. “A agenda técnica vai terminar de ser concluída até o final desta semana, onde vamos nos reunir com empresários americanos que têm negócios com o Brasil, e empresários brasileiros que têm negócios com os EUA”, explicou Trad em vídeo.

Diversos setores preveem prejuízos e uma piora no cenário a partir de agosto, incluindo exportadores de peixe, carne, frutas e suco de laranja.

O chanceler Mauro Vieira se reuniu nesta quarta-feira (23) com os oito senadores que integram a comissão temporária, criada para realizar uma “interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA”.

Paralelamente, uma importadora americana de laranjas do Brasil entrou na justiça dos Estados Unidos contra o tarifaço de Trump. A empresa alega que a medida é inconstitucional por ter motivações políticas, já que Trump relacionou a taxação a uma injustiça contra Jair Bolsonaro no STF.

Diplomatas e senadores apostam que a via empresarial e a judicialização do caso têm mais chances de sucesso do que a via diplomática, dada a postura de Trump de não responder aos pedidos do Brasil e surpreender o país com anúncios unilaterais.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile