As transportadoras que dão suporte logístico para as operações dos Correios anunciaram hoje uma paralisação dos serviços a partir do dia 1 de abril. O motivo? A estatal não está honrando com os pagamentos, desde janeiro. É a mesma estatal que, neste momento, faz uma licitação para a contratação de agências de publicidade e também contrata, sem licitação, uma empresa praticamente quebrada para fazer seu market place.
No comunicado, obtido por este site, o grupo de empresas informa “a suspensão dos transportes de cargas em âmbito nacional, definitivamente, em virtude da falta de pagamentos dos faturamentos de Janeiro de 2025”.
“As empresas não receberam os seus faturamentos de Janeiro/2025, tornando impossível a continuidade das execuções dos serviços de cargas e entregas em âmbito nacional, além do descumprimento da data prevista para pagamento, sendo todo dia 16 e 28 dos meses subsequentes, conforme previsão contratual, o que torna inadmissível, ficarmos 90 dias sem recebimentos.”
As empresas citam as hipóteses de suspensão e até de rescisão contratual previstas na Lei 14.133/2021, que trata de Licitações e Contratos Administrativos. Na quarta-feira 26, o presidente dos Correios, Fabiano Silva de Souza disse na Câmara que sua gestão está implementando o projeto ‘Correios do Futuro’, que inclui marketplace, meios de pagamento e entrega por drones.