21.5 C
Brasília

Cacique Raoni é condecorado por Lula com a mais alta honraria do país

Publicado em:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou há pouco o cacique Raoni Metuktire com a Ordem Nacional do Mérito, durante cerimônia reservada na Aldeia Piaraçu, situada na Terra Indígena Capoto-Jarina, dentro do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

O decreto que oficializa a homenagem foi publicado na edição desta sexta-feira (04) do Diário Oficial da União (DOU).

Raoni foi agraciado com a honraria no grau Grã-Cruz — o mais elevado entre os cinco níveis da condecoração — “em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”, conforme publicado no DOU.

Criada em 1946 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra (1946–1951), a Ordem Nacional do Mérito tem como objetivo “galardoar cidadãos e instituições, brasileiros e estrangeiros, que, por motivos relevantes, se tenham tornado merecedores de reconhecimento pelo Estado brasileiro”.

Ao longo das décadas, a Ordem Nacional do Mérito já foi concedida a centenas de personalidades. Entre os homenageados estão figuras como Oscar Niemeyer, Manuel Bandeira (1966), Tancredo Neves (1985), Irmã Dulce (1987), Pelé (1991) e Ayrton Senna (1994).

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos