Uma comitiva de 21 parlamentares brasileiros, composta por membros do PL, Novo, Republicanos e Podemos, foi aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump como presidente nesta segunda-feira (20). Entre eles, está o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que já se encontra em Washington há mais de uma semana.
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, não poderá comparecer ao evento devido à retenção de seu passaporte por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Desde fevereiro de 2024, Bolsonaro enfrenta restrições de deslocamento internacional.
Os parlamentares da oposição afirmam que representarão o ex-presidente na cerimônia. Bia Kicis (PL-DF), líder da minoria na Câmara e integrante da comitiva, destacou a importância da vitória de Trump:
“Se ele não tivesse vencido, o ocidente estaria rumo à destruição. Trump se posiciona como defensor da liberdade no hemisfério ocidental.”
VEJA QUEM ESTARÁ NO EVENTO HOJE:
- Adilson Barroso (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Gustavo Gaver (PL-GO)
- Joaquim Passarinho (PL-PA)
- Luiz Philippe de Orleans (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Mario Frias (PL-SP)
- Mauricio Marcon (PODE-RS)
- Mauricio do Vôlei (PL-MG)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Silvia Waiäpi (PL-AP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
O governo brasileiro será representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da missão diplomática em Washington. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará, seguindo o protocolo habitual, já que presidentes eleitos nos EUA não convidam chefes de Estado para suas posses.