Artigos Exclusivos

Bolsonaro critica Ficha Limpa e diz que lei é usada para perseguir a direita

Às vésperas de uma resposta da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a investigação de um suposto plano de golpe durante seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a Lei da Ficha Limpa, afirmando que ela tem sido usada como instrumento político contra a direita.

“Não é anistia o meu caso, o meu caso é mudar a Lei da Ficha Limpa. O pessoal está entendendo que a Lei da Ficha Limpa é usada para perseguir a direita, só isso”, afirmou Bolsonaro.

Inelegível até 2030 e indiciado em três crimes diferentes, Bolsonaro pode ser denunciado pela PGR nas próximas semanas. Diante disso, sua base no Congresso tem articulado mudanças na legislação eleitoral para tentar reverter sua inelegibilidade.

Um dos projetos em debate é de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), que propõe reduzir o período de inelegibilidade previsto na Ficha Limpa de oito para dois anos, abrindo caminho para que Bolsonaro possa disputar a eleição de 2026.

Bolsonaro cita Trump e critica STF

Bolsonaro comparou o Brasil aos Estados Unidos, destacando que, se houvesse uma lei semelhante à Ficha Limpa no país norte-americano, Donald Trump estaria fora da disputa presidencial.

“Se tivesse, o Trump estaria inelegível”, afirmou o ex-presidente.

No entanto, segundo apuração da CNN, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) veem pouca chance de Bolsonaro conseguir reverter sua inelegibilidade, pois tendem a barrar qualquer mudança na norma caso seja aprovada pelo Congresso.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Leia mais

img_1579-1
Gilmar Mendes defende que Bolsonaro seja julgado pela 1ª Turma do STF
241244
img_1578-1
Envio de tropas europeias para a Ucrânia seria inaceitável, alerta Rússia
Envio de tropas europeias para a Ucrânia seria inaceitável, alerta Rússia
img_1575-1
Mais um deputado solicita investigação de Lula por consumo de ovos de ema e jabuti
dIAS
Gilmar Mendes defende decisão do STF sobre maconha: 'Buscamos humanizar'
Jair Bolsonaro
img_1569-1
VÍDEO: A reação de Cid ao ser avisado de que Moraes mandou prendê-lo e os momentos antes de desmaiar
Screenshot_20250220_164128