O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “incompetente” e que o governo só o mantém inelegível por medo de sua popularidade.
“A pesquisa, hoje, já me dá 5% à frente do nove dedos [Lula], inclusive a dona Michelle na frente dele. É sinal que ele está derretendo, é um incompetente”, declarou Bolsonaro.
A oposição segue articulando no Congresso para tentar viabilizar uma possível anistia aos condenados por decisões políticas da Justiça Eleitoral, inclusive, Bolsonaro esteve hoje com alguns parlamentares para tratar do assunto.
No cenário entre Jair Bolsonaro e Lula, o ex-presidente aparece com 45,1% das intenções de voto, contra 40,2% do petista. Já Michelle Bolsonaro registra 42,9% contra 40,5% de Lula.
Disputa Política
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão se baseou em uma reunião com embaixadores em julho de 2022, na qual o ex-presidente criticou o sistema eleitoral brasileiro.