Um avião da Latam, que havia decolado do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h35 desta quinta-feira (20) com destino a Guarulhos (SP), foi forçado a retornar à cidade carioca após colidir com um pássaro. O impacto danificou o bico da aeronave, um Airbus A321.
A bordo estavam 200 passageiros. Ninguém ficou ferido. O incidente, conhecido no meio aeronáutico como “bird strike”, não resultou em vítimas.
Em um post na rede social LinkedIn, o CEO da Latam, Jerome Cadier, disse que o avião retornou em segurança, mas o voo precisou ser cancelado: “Posso apostar que a primeira ação na Justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral por cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo. E assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?”.
A companhia aérea lamentou o incidente em nota e informou que os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos, tanto nesta quinta-feira (20) quanto na sexta-feira (21).
Confira a nota completa da Latam sobre o caso:
“A Latam informa que a aeronave que realizava o voo LA3367 (Rio de Janeiro/Galeão-São Paulo/Guarulhos), com decolagem às 10h35 desta quinta-feira (20/02), retornou para o aeroporto de origem após um bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu em completa segurança às 11h04 e o voo foi cancelado.
A Latam lamenta os transtornos causados e informa que está oferecendo a assistência necessária para todos os clientes impactados, que serão reacomodados em voos da companhia previstos para hoje e amanhã (20 e 21/02). Por fim, a Latam reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.