Após a decisão de Jair Bolsonaro de concentrar todas as manifestações de 16 de março no Rio de Janeiro (RJ), os protestos programados para o mesmo dia em outras cidades começaram a ser desmobilizados. O ex-presidente solicitou que os eventos, inicialmente previstos para ocorrer em diversos locais do país, fossem “transferidos” para o Rio, onde um grande ato será realizado em Copacabana.
Em Belo Horizonte (MG), a manifestação “Fora Lula” foi oficialmente cancelada. Lideranças conservadoras locais, em comunicado divulgado no último sábado (22), confirmaram que a concentração do protesto seria redirecionada para Copacabana. A justificativa apresentada para o cancelamento foi a decisão de concentrar todos os esforços em uma única praça, seguindo a orientação de Bolsonaro.
“Como eu não estava organizando a manifestação em BH, não tinha o poder de cancelar ou não. Somente de apoiar – como estava fazendo. E até então, estava mantida. Agora, não mais, pelo que soube, junto com vocês aqui”, comentou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em post no X, que antes defendeu o ato em BH.
Como eu não estava organizando a manifestação em BH, não tinha o poder de cancelar ou não. Somente de apoiar – como estava fazendo. E até então, estava mantida. Agora, não mais, pelo que soube, junto com vocês aqui 👍🏻
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) February 22, 2025
Por meio das redes sociais, o deputado federal Gustavo Gayer também anunciou, no domingo (23), o cancelamento da manifestação Fora Lula, que estava marcada para ocorrer no dia 16 de março, na Praça Tamandaré, em Goiânia.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) também anunciou ontem (23) que, por orientação de Bolsonaro, os atos em Manaus (AM) deveriam ser centrados no RJ.
📢ATENÇÃO, MANAUS!
Por orientação do Presidente Bolsonaro, a manifestação do dia 16/03 acontecerá exclusivamente em Copacabana, no Rio de Janeiro. O objetivo é reunir 1 milhão de patriotas em um só local.
Aos que puderem, devemos concentrar esforços para o Rio de Janeiro.
— Capitão Alberto Neto (@capalbertoneto) February 23, 2025
A orientação de Bolsonaro tem como objetivo consolidar uma demonstração gigantesca de força política, reunindo em um único evento seus principais aliados e apoiadores.
O discurso do ex-presidente no ato deve abordar temas como a liberdade de expressão, segurança, o custo de vida, e ainda trazer o slogan “Fora Lula 2026” e o pedido de “Anistia já” para os presos do 8 de Janeiro, como já anunciado anteriormente em vídeo. No palco, figuras como o pastor Silas Malafaia e deputados federais também devem discursar.