Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

ANTAQ ameaça livre mercado no Porto de Santos, denuncia FPPA

Publicado em:

A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) fez um alerta sobre as restrições impostas pela ANTAQ à participação de empresas no leilão do Tecon Santos 10, no Porto de Santos (SP).

A decisão da agência de barrar armadores já instalados no porto, como Maersk e MSC, foi criticada por parlamentares, especialistas e entidades do setor, que enxergam na medida uma ameaça direta à livre concorrência e à competitividade no comércio exterior.

Presidida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), a FPPA defende que o processo licitatório seja conduzido de forma transparente, ágil e sem barreiras artificiais que distorçam a disputa.

Estamos vivendo um colapso anunciado. A falta de novos terminais, como o Tecon Santos 10, compromete a eficiência logística, prejudica exportadores e impacta diretamente o consumidor, que paga mais caro pela ineficiência do sistema”, afirmou o parlamentar.

O Porto de Santos, responsável por cerca de 40% da movimentação de contêineres do país, não tem sua capacidade ampliada há mais de uma década. Hoje, o tempo médio de espera de navios passa de 36 horas, com aumento anual de 27%.

Para Mário Povia, diretor do IBI, a medida é um ataque à livre concorrência.

Restringir a participação de potenciais participantes no leilão do Tecon Santos 10 é interferir de forma arbitrária e eliminar a competitividade do certame”, disse.

A crítica foi reforçada por Eduardo Heron, do Cecafé, que lembrou os prejuízos acumulados pelo setor cafeeiro.

O setor já perdeu mais de R$ 51 milhões por conta da insuficiência portuária. Essa restrição é inaceitável. Viola a Constituição e pode gerar judicializações”, afirmou.

Caso a decisão da ANTAQ seja mantida pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), gigantes como Maersk, MSC, DP World e Santos Brasil poderão ser excluídas da disputa pelo Tecon Santos 10, enfraquecendo ainda mais a concorrência no setor portuário.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos