Durante o programa ALive, do jornalista Claudio Dantas, nesta terça-feira (1º), o diretor de operações do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, afirmou que o governo Lula (PT), diante da falta de uma “base estável” no Congresso, tem buscado uma “aliança informal” com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Sperandio explicou que essa aproximação tem levado a decisões “heterodoxas” da Corte, que, de acordo com ele, estariam “peitando” o Congresso e “desequilibrando” os Poderes da República.
Sperandio também ressaltou o papel do Senado na fiscalização do STF. “As eleições de 2026 para o Senado, que tem a prerrogativa e a competência de fiscalizar o STF, vão ser determinantes para o povo dizer qual será a composição e o alinhamento dessa nova composição”, afirmou.
“Agora nós temos uma oportunidade, em 2026, de renovar dois terços da composição da Casa e, dependendo dos nomes que se elegerem, a partir de 2027, talvez possamos ter a formação de uma CPI para investigar eventuais abusos praticados pela Suprema Corte ou até impeachment de alguns ministros do Supremo”, afirmou.
ASSISTA AO PROGRAMA DE HOJE: