Claudio Dantas
24.5 C
Brasília

A ‘estrada do amor’ que está rasgando a Amazônia para a COP-30

Publicado em:

Com apoio de Lula, a gestão de Helder Barbalho está construindo uma rodovia de 13km e quatro faixas de rolamento, entre o aeroporto e o centro de Belém. A capital paraense abrigará a COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em novembro, e a estrada faz parte do conjunto de obras estruturantes para o evento.

Apesar da necessidade logística, considerando a expectativa de chegada de 50 mil pessoas – incluindo líderes mundiais -, o impacto ambiental é notável, o que torna o evento em si um contrassenso. Pilhas de toras de madeira ocupam o acostamento da área já desmatada,  enquanto máquinas pesadas aterram terrenos úmidos para a pavimentação.

Segundo ambientalistas, a rodovia cortará duas áreas protegidas, impactando a fauna local e fragmentando o ecossistema. Em reportagem da BBC, Claudio Verequete, que morava a poucos metros do local da construção e sustentava sua família com a colheita de açaí, diz que perdeu sua principal fonte de renda:

Tudo foi destruído. Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família.”

Ele diz temer que a abertura da estrada incentive mais desmatamento e especulação imobiliária, forçando a saída de comunidades tradicionais. A via também dificultará a mobilidade local. Apesar de passar por áreas habitadas, os moradores não terão acesso à estrada, cercada por muros dos dois lados. “Os benefícios vão ser para os caminhões. Se alguém ficar doente e precisar ir até Belém, não vai conseguir usar a estrada”, questiona.

Também ouvida pela BBC, a veterinária Silvia Sardinha, especializada em vida selvagem, explica que a estrada reduzirá os espaços onde os animais podem viver e se reproduzir. “Desde o momento do desmatamento, há uma perda. Animais terrestres não poderão mais atravessar, comprometendo a biodiversidade.” Segundo ela, “essas conversas acontecem entre empresários e autoridades, mas quem vive na Amazônia está sendo ignorado.

Era melhor trocar a COP por um cassino. Faria mais sentido.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos