Argentina classifica CV e PCC como grupos narcoterroristas
Brasília, Terça, 23 de junho de 2026
Mundo

Argentina classifica CV e PCC como grupos narcoterroristas

Argentina reconhece Comando Vermelho e PCC como organizações narcoterroristas; governo Milei amplia parceria com o FBI contra o crime organizado.
Argentina reconhece Comando Vermelho e PCC como organizações narcoterroristas; governo Milei amplia parceria com o FBI contra o crime organizado.

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

Patricia Bullrich afirma que facções brasileiras atuam no país e anuncia cooperação com o FBI

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, declarou que o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) passam a ser reconhecidos como organizações narcoterroristas no país. A informação foi divulgada em entrevista ao jornal La Nación na última noite (28).

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

Essas duas organizações foram declaradas como narcoterroristas na Argentina”, afirmou Bullrich, acrescentando que há pelo menos 39 brasileiros presos no país, sendo cinco integrantes do CV e sete ou oito do PCC.

A ministra explicou que os criminosos são identificados por tatuagens e pelo modus operandi e permanecem isolados nos presídios argentinos para evitar que exerçam influência sobre o sistema carcerário, como ocorre em países vizinhos.

Bullrich destacou que o governo de Javier Milei intensificou a cooperação internacional no combate ao crime organizado. Neste mês, o Ministério da Segurança Nacional firmou dois acordos com o FBI voltados à troca de informações, cooperação técnica e formação de policiais federais argentinos.

O primeiro acordo prevê intercâmbio entre o FBI e o Centro Nacional Antiterrorista (CNA) para combater o terrorismo e o financiamento de organizações criminosas. O segundo trata de capacitação, apoio técnico e desenvolvimento tecnológico conjunto entre o FBI, o Departamento Federal de Investigações argentino e o Ministério da Segurança.

Ainda no dia de ontem mais de 2,5 mil agentes de segurança deflagraram uma megaoperação contra líderes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história do estado. Já são confirmadas mais de 120 mortes.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade