Tarifa de 50% afeta indústria e agronegócio; Lula promete reação “civilizada”
O presidente Lula afirmou na noite desta quinta-feira (17), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros é “uma chantagem inaceitável” baseada em “informações falsas”.
“O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse Lula, em um discurso de 4 minutos e 50 segundos.
A sobretaxa, anunciada por Trump no dia 9 de julho, deve entrar em vigor em 1º de agosto. A medida atingirá setores estratégicos como calçados, máquinas, móveis, ferro gusa e autopeças, que dependem fortemente das exportações para os EUA. Entidades do setor produtivo consideram que a tarifa torna inviável a manutenção desses mercados.
O governo brasileiro enviou na terça (15) uma carta oficial às autoridades americanas para manifestar sua indignação com a decisão, mas manteve o discurso de abertura ao diálogo.
“Estamos nos reunindo com representantes dos setores produtivos, sociedade civil e sindicatos. Essa é uma grande ação conjunta que envolve a indústria, o comércio, o setor de serviços, o setor agrícola e os trabalhadores”, afirmou o presidente no pronunciamento.
Mais cedo, em Goiânia, Lula reforçou que o governo está buscando uma saída diplomática. Disse que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira tentam há meses negociar com a gestão americana, sem sucesso. Também voltou a atacar as big techs e defendeu mais controle das redes sociais, um dos pontos de atrito com o governo Trump.
“Eles [os EUA] não tiveram preocupação com os prejuízos que essa taxação vai trazer ao Brasil, à indústria, ao agronegócio.”
Na carta em que anunciou a tarifa, o presidente americano mencionou Jair Bolsonaro e sugeriu que a sobretaxa é uma resposta ao que chamou de “ataques à liberdade” no Brasil.
Pronunciamento: Brasil Soberano https://t.co/5m3DUOIIDM
— Lula (@LulaOficial) July 17, 2025
