O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciaram o edital do Túnel Santos-Guarujá na manhã desta quarta-feira (27), em evento no Parque Valongo, em Santos (SP).
“Desde o início, a gente teve as conversas sobre o túnel. O senhor colocou isso tudo com prioridade”, disse Tarcísio, ao se referir ao petista durante seu discurso. O governador ainda citou uma frase que escutou de Lula: “Não tá na hora de ter disputa política, nós temos que atender o cidadão. E é o que nós estamos fazendo no dia de hoje aqui, atendendo o cidadão”.
Em seu discurso, Lula falou na importância de trabalho conjunto. “Não é possível a gente deixar de trabalhar de forma conjunta, de compartilhar esforço, porque eu não gosto de fulano, o fulano não gosta de mim”, afirmou.
“Quando você tem vontade política, você consegue fazer as coisas”, disse o petista, destacando o bom entendimento entre ele e Tarcísio.
O projeto prevê a construção de um túnel submerso de 870 metros, que oferecerá uma travessia de 1,5 minuto entre Santos e Guarujá. Hoje, os usuários enfrentam trajetos longos, como a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com 40 km e 50 minutos de viagem, ou a balsa, que pode variar de 20 minutos a 2 horas. Diariamente, cerca de 78 mil pessoas e 20 mil veículos utilizam as balsas.
O novo túnel será projetado para atender até 150 mil pessoas por dia, conectando o cais do Outeirinhos, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá, com opções para veículos, ciclistas e pedestres, além de uma faixa adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).