Artigos Exclusivos

Deputado pede afastamento de defensoras públicas por oposição ao Smart Sampa

O deputado Tomé Abduch (Republicanos-SP) protocolou um pedido de processo administrativo disciplinar contra as defensoras públicas Fernanda Penteado Balera, Gabriela Galetti Pimenta e Surraily Fernandes Youssef. Ele também solicitou o afastamento preventivo das três servidoras por terem atuado para que a Prefeitura de São Paulo suspendesse o uso do sistema de reconhecimento facial Smart Sampa durante o Carnaval.

Além do pedido de investigação, Abduch apresentou uma moção de repúdio contra as defensoras, argumentando que o sistema já identificou centenas de criminosos e auxilia na segurança da população.

“Eu pergunto às defensoras: o que as senhoras querem com isso? Que os criminosos possam andar livremente nos bloquinhos de Carnaval? Cometerem crimes?”, questionou o deputado.

O Smart Sampa opera com cerca de 20 mil câmeras distribuídas pela capital paulista, sendo considerado uma ferramenta essencial para o combate ao crime. O pedido da Defensoria Pública para desligar as câmeras gerou forte reação entre parlamentares e apoiadores da segurança pública.

No Instagram, um vídeo de Tomé Abduch abordando o tema já acumula quase 50 mil curtidas e cerca de 8 mil compartilhamentos, demonstrando o apoio popular à continuidade do programa de monitoramento.

Confira abaixo a solicitação de abertura de processo administrativo disciplinar com pedido de afastamento preventivo:

Compartilhar nas redes sociais

Adrian Almeida

Adrian Almeida

Leia mais

1ª Turma do STF julga denúncia contra Léo Índio
img_1970-1
img_1967-1
Líder da Minoria quer investigar manobras suspeitas no Governo Lula
img_1966-1
img_1966-1
Evitamos colapso das instituições e golpe de Estado, afirma Barroso
Moraes vs Facebook
img_1963-1
img_1962-1
Esquerda aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime de lesa pátria"
Gayer sobre lei "anti-Moraes": 'Considerados ditadores na maior democracia do mundo'
img_1953-1
14124