O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desafiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a disputar as eleições de 2026, afirmando que a decisão sobre o comando do país cabe ao povo. Durante encontro com apoiadores no Recife (PE) nesta segunda-feira (24), ele provocou o petista.
“Quem decide quem será o presidente é o povo, não um burocrata, nem alguém do outro lado. Se ele [Lula] não teme as eleições e diz que defende a democracia, que venha disputar comigo”, afirmou.
Inelegível até 2030, Bolsonaro voltou a criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele também insinuou que sua inelegibilidade foi orquestrada com apoio de outro Poder.
“Eles, obviamente, com a ajuda de outro Poder, querem me tirar da disputa”, disse.
Na última terça-feira (18), Bolsonaro foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sob acusação de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A denúncia foi enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do caso.