O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a presença do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, “não é importante” para um acordo de paz no conflito entre Ucrânia e Rússia. Em entrevista à Fox News Radio nesta sexta-feira (21), ele sugeriu que o presidente russo, Vladimir Putin, pode assumir o controle total do território caso deseje.
“[Putin] não precisa fazer um acordo, porque se quisesse, ele ficaria com o país inteiro”, declarou Trump. Ele também criticou Zelensky, dizendo que o líder ucraniano dificulta a busca por um acordo e que a guerra resultou na “morte desnecessária de milhões”, disse.
Críticas a Zelensky e Biden
Trump voltou a responsabilizar o presidente dos EUA, Joe Biden, e Zelensky pela guerra, alegando que ambos falharam em evitar a invasão russa em fevereiro de 2022. Ele ainda lamentou que o governo ucraniano tenha recusado um acordo que permitiria aos Estados Unidos acesso a minerais estratégicos do país.
Na última quarta-feira (19), Trump chamou Zelensky de “ditador sem eleições” e afirmou que ele está fazendo um “trabalho terrível”. A declaração faz referência à decisão do líder ucraniano de adiar as eleições presidenciais sob a justificativa da lei marcial imposta durante o conflito.
O republicano reforçou que Zelensky deve agir rapidamente para evitar que a Ucrânia “deixe de existir como país”.