A ministra da Saúde, Nísia Trindade, compartilhou um balanço de sua gestão na última quinta-feira (20), destacando ações contra a dengue e investimentos na saúde pública. A publicação ocorre em meio a especulações de uma reforma ministerial que pode resultar em sua saída do cargo. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é apontado como seu provável substituto.
“Seguimos trabalhando lado a lado com Estados e municípios”, afirmou Nísia em suas redes sociais.
Entre as ações mencionadas, a ministra destacou a liberação de R$ 1,34 milhão para São José do Rio Preto (SP), voltado para o combate à dengue e ampliação do atendimento à população. Ela também participou da inauguração de um centro de hidratação para pacientes com a doença.
“Nosso compromisso é atuar em todas as frentes: estamos intensificando as estratégias de enfrentamento ao mosquito, como a distribuição de 3.000 EDLs, e reforçando a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos”, declarou.
Reuniões com prefeitos e foco no PAC Saúde
Nos últimos dias, Nísia tem intensificado encontros com prefeitos e gestores municipais. Na quinta-feira (20), reuniu-se com prefeitos e secretários de saúde da região de São José do Rio Preto para discutir demandas locais. Segundo a assessoria do ministério, ela também recebeu cerca de 100 gestores municipais em seu gabinete durante o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado entre 11 e 13 de fevereiro, em Brasília.
“Os prefeitos entregaram demandas das suas cidades por ofício. A ministra reforçou a importância dos prefeitos inscreverem suas cidades no PAC Saúde”, informou o ministério.
As inscrições para o programa, que visa financiar obras na rede pública de saúde, abrem na próxima segunda-feira (24). Com a possibilidade de mudanças na Esplanada, a movimentação da ministra reforça sua tentativa de consolidar sua gestão antes de uma eventual substitui