Artigos Exclusivos

AGU defenderá Moraes em ação movida por Trump Media e Rumble

A Advocacia-Geral da União (AGU) assumirá a defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na ação movida pelo Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. O processo foi protocolado na Justiça da Flórida no dia seguinte à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado.

A ação acusa Moraes de censura e contesta a validade de suas decisões sobre a remoção de conteúdos e bloqueio de contas da Rumble. O objetivo do processo é impedir que decisões da Justiça brasileira tenham efeito sobre empresas americanas que atuam no Brasil.

A iniciativa acontece no mesmo momento em que Trump suspendeu a lei anticorrupção que proibia empresas americanas de pagar suborno no exterior. A ação levanta preocupações de que essa mudança possa, no futuro, blindar companhias dos EUA de punições por corrupção no Brasil.

A AGU tem entre suas funções a defesa de autoridades nacionais dentro e fora do Brasil. O órgão também representa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em ação contra a Meta, por suposta disseminação de notícias falsas.

Compartilhar nas redes sociais

Adrian Almeida

Adrian Almeida

Leia mais

Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1663-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1
Jutiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível até 2032