Artigos Exclusivos

Avião da Azul declara emergência por pouco combustível

Na tarde de quarta-feira (19), um Airbus A320 da Azul declarou emergência por baixo nível de combustível após tentar pousar, sem sucesso, em dois aeroportos devido ao mau tempo. O voo AD4781 decolou de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h23, e seguiu para São Luís (MA), onde não conseguiu aterrissar por conta da chuva, trovoadas e ventos acima de 35 km/h.

O avião da companhia aérea brasileira tentou então pousar em Teresina (PI), mas as condições meteorológicas adversas impediram a manobra. Diante da situação, o piloto desviou para Parnaíba (PI), onde o avião aterrissou em segurança às 17h49.

“4871 informa mayday fuel”, declarou o piloto, em áudio obtido pelo site g1, ao controle de tráfego aéreo de Teresina (PI).

“Mayday” é o termo usado para declarar emergência, enquanto “fuel” significa combustível em inglês.

O piloto da Azul já havia sobrevoado São Luís (MA) e tentado pousar, mas precisou arremeter ao se aproximar da pista de Teresina (PI). Diante da situação, o controlador questiona se ele seguirá para Parnaíba (PI).

“Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina”, diz o piloto na gravação. O controlador informa que as condições em Parnaíba (PI) são boas.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo. A agência determina que uma aeronave deve ter combustível suficiente para ir do ponto de origem (neste caso, Campinas) até o destino inicial (São Luís), seguir para uma alternativa (Teresina) e ainda garantir pelo menos 30 minutos adicionais de voo.

Depois do pouso em Parnaíba, o avião da Azul foi reabastecido e prosseguiu sua viagem para São Luís, destino original, onde os passageiros desembarcaram.

Em nota, a Azul informou que o seu avião pousou em “total segurança”, atribuiu a situação caótica às condições climáticas adversas e afirma que prestou toda a assistência aos passageiros.

Confira a nota da Azul sobre o caso:

“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), precisou ser alternado para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar pelo mesmo motivo, precisando desviar novamente, para Parnaíba (PI), onde aterrisou em total segurança. Em seguida, a aeronave prosseguiu para a capital maranhense, onde clientes e tripulação desembarcaram.

Os clientes impactados estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia”.

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

portaria-lula-gsi
Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1665-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1