Artigos Exclusivos

Lula quer dar gás de graça para 22 milhões de famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (13) que o governo tem um projeto “quase pronto” para fornecer gás de cozinha gratuito a 22 milhões de famílias. A declaração foi feita durante um evento no Amapá.

Lula classificou o gás como item essencial da cesta básica e criticou a diferença entre o preço cobrado pela Petrobras às distribuidoras, de R$ 36, e o valor final ao consumidor, que chega a R$ 150.

O petista também voltou a defender mudanças na carga tributária, afirmando que “os pobres pagam mais impostos”, enquanto os mais ricos teriam menos encargos. Segundo ele, a população de baixa renda arca com tributos sobre produtos essenciais como gás, arroz e feijão.

O programa Gás para Todos, que substituirá o Auxílio Gás, deve começar em abril de 2025. No entanto, ainda não atenderá os 22 milhões de beneficiários prometidos por Lula.

Os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia estão definindo um preço de referência para subsidiar as revendedoras de gás. Enquanto isso, o Auxílio Gás segue funcionando até abril, com pagamentos bimestrais equivalentes a 50% do valor médio do botijão de 13 kg. Atualmente, o benefício atende 5,6 milhões de famílias, número bem abaixo do anunciado pelo presidente.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

Leia mais

Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1663-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1
Jutiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível até 2032