Durante evento em homenagem aos municípios que se destacam na alfabetização infantil, realizado nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas a prefeitos que não utilizam os serviços públicos de saúde e educação em suas cidades.
Segundo o petista, muitos gestores afirmam que as estruturas locais são “maravilhosas e fantásticas”, mas não levam seus filhos para serem atendidos ou estudarem nas próprias redes municipais.
Lula questionou a postura dos prefeitos, destacando que “a mesma educação que ele dá para o filho dele” deveria ser a mesma oferecida à população.
“Muitas vezes o filho dele não estuda na escola pública do seu município, estuda numa escola particular. Muitas vezes é assim. Você chega em uma cidade e pergunta ‘prefeito, como é que está a educação?’ ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica.’ Aí você pergunta, ‘seu filho estuda na escola fantástica?’ Não, o filho dele está em uma que não presta, particular. Aí você pergunta, ‘você se atende no pronto-socorro e acha que é espetacular? O que você faz?’ ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar’. Então, este país não vai dar certo nunca”, afirmou o presidente.
É o mesmo Lula que só usa os melhores hospitais privados do país, cujos filhos estudaram em escolas privadas de elite e que manda o povo escolher o legume mais barato, enquanto desfruta de lagostas, vinhos premiados e viaja o mundo à nossa custa.
Lula é um hipócrita. Mas bem que algum parlamentar poderia aprovar um projeto obrigando todos os gestores do país a usarem os serviços públicos. Certamente, teríamos os melhores do mundo.