Em meio ao aumento dos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que os brasileiros evitem comprar produtos mais caros como forma de forçar a queda nos valores. Durante entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira (6), Lula afirmou que, se a população deixar de consumir determinados itens, os supermercados serão obrigados a reduzir os preços. Conhecido por sempre falar da importância de políticas públicas à população de baixa renda, a fala do presidente parece ir contra tudo o que prega.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse essa consciência, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, disse o presidente.
Lula também aconselhou os consumidores a substituir produtos mais caros por opções similares mais acessíveis. A declaração vem após outra polêmica no governo sobre o tema. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já havia sugerido que os brasileiros trocassem alimentos caros por outros mais baratos.
“O preço internacional está tão caro quanto aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta. Não adianta baixar a alíquota, porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro”, afirmou Rui Costa ao comentar a alta no preço da laranja.
As falas geraram reações, já que a inflação dos alimentos tem pesado no orçamento das famílias, especialmente das mais pobres. Na tarde desta quinta-feira (6), o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) criticou, por meio de um post na rede social X, a fala de Lula:
Se o arroz está caro, é só não comer. Se o gás está caro, é só não cozinhar. Se a gasolina está cara, é só ficar em casa.
Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de… pic.twitter.com/Fd6cXYF66q
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 6, 2025
Respostas de 3